Ligeiro vôo urbano

Antes mesmo dos primeiros raios de sol, eles já estão acordando fazendo a maior algazarra, é uma gritaria só, os pardais então..

                      Conto: Ligeiro vôo urbano
                      (publicado no jornal Multiforça fev/2005)


Em seguida vem os Bem  Te  Vis, aí surgem uns e outros que os ouvidos urbanos nem conseguem identificar por que pra quem vive numa cidade como São Paulo, o ruído urbano há muito vem ocupando espaço da natureza e de alguma forma o escapamento de um ônibus ou de uma moto parecem ruídos mais comuns aos nossos ouvidos. 

E os pássaros e outros animais, como estariam interpretando essa sinfonia?
Voando em busca de algum refúgio verde.. procurando esconder-se, mas às vezes são vistos pousados sobre fios da rede elétrica ou telefônica. 

A maior concentração de ruídos ainda está na manhã e no fianal de tarde, é só achar algumas árvores numa rua e os moradores aéreos encontram-se, trocam algumas idéias emitem diversos sons, se reconhecem, às vezes brigam, às vezes se amam.. e logo se ajeitam. 

Ouvi-los é uma questão de separar sons. Os cães latem por toda parte, mas eles já são tão urbanos quanto nós.
Lá do alto, no topo de uma árvore um Bem Te vi pode avistar antenas de casas, folhas balançando em uma ou outra árvore, mas também são interrompidos em suas observações quando uma moto dessas de motoboy, passa estourando o escapamento no refluxo de uma aceleração.

Assustado o Bem-Te-Bi deve sair voando. A repetição desses ruídos no entanto pode tê-los habituados, e também os tornado pássaros urbanos, plenamente adaptados a esta selva onde cada um tenta sobreviver.

Os homens também foram se acostumando com os ruídos mais estranhos que se pudesse imaginar. E no alto de suas moradas voam somente quando dormem..

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paranapiacaba no pedal

Serra do Mar: visitando o último morador da zona sul com Caminhos e Trilhas!

Pedalando ao Santuário Aparecida do Norte !